Meu blog és seu blog

Meu blog és seu blog
"Bem vindo"

terça-feira, 25 de maio de 2010

Poema tupi


Esperava o cair da amana do amor,
Eu baquara, espero ver o mundo mudar.
O cari destrói a vida com horror,
As maravilhas de Aracy vivem a matar...

Anhangüera era o bicho cristão,
Jibóia em bote a esperar.
Abaité que vive de imaginação,
Eu guariní não pude mudar...

Amava meu povo tupi,
Povo Abaetê e de quietude.
Perseguidos pelo espírito Abaçaí,
Babaquara branco de atitude...

Um novo aracê almejo,
Eu etê guerreiro guerrearei.
O pajé fala o que vejo,
Sei que por tupã morrerei...

A porangaba da natureza,
No guará testemunho.
A Rudá canto a beleza,
Andira não nos leve no seu punho...

Aram venha resplandecer,
A graça do guiratinga exaltar.
Com a pureza do curimim viver.
Abaetetuba sonho em morar...


Glossário:
Amana: chuva.
Baquara: sabedor de coisas, esperto, sabido, vivo - biquara – mbaekwara
Cari: Homem Branco.
Aracy: a mãe do dia, a origem dos pássaros.
Anhangüera: diabo velho
Abaité: gente ruim, repulsiva, gente estranha.
Guariní: guerreiro, lutador
Abaetê: pessoa boa, pessoa honrada – Abaeté
Abaçaí: perseguidor de índios, espírito maligno que perseguia e enlouquecia os índios.
Babaquara: tolo, aquele que não sabe de nada.
Aracê: aurora, o nascer do dia, o canto dos pássaros (pela manhã).
Etê: bom, honrado, sincero – eté.
Pajé: Chefe religioso.
Tupã: Deus.
Porangaba: beleza.
Guará: espécie de lobo - aguará – aguaraçú.
Rudá: deus do amor, para o qual as índias cantavam uma oração ao anoitecer.
Andira: o senhor dos agouros tristes.
Aram: sol.
Guiratinga: pássaro branco.
Curumim: Criança.
Abaetetuba: lugar cheio de gente boa

0 comentários:

 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .